"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bolivianos celebram 41º aniversário da execução de Che Guevara




A pequena localidade boliviana de La Higuera será cenário hoje (08) das comemorações centrais pelo 41º aniversário da execução do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, ocorrido em 8 de outubro de 1967. O povoado onde caiu o lendário combatente receberá organizações bolivianas e representantes da colaboração cubana e venezuelana neste país andino.
Segundo notícia de Prensa Latina, a jornada servirá para que vários médicos da Ilha exponham teses de mestrados, enquanto representantes destacados nos projetos de cooperação na saúde, a alfabetização e a revolução energética serão estimuladas.

Contudo, a maior atenção se centrará no acontecimento que viverá os habitantes de La Higuera com a chegada da energia elétrica pela primeira vez em sua historia.

Na véspera, o mausoléu de Che no município de Vallegrande serviu de sede para a cerimônia de declaração de Santa Cruz como segundo departamento boliviano livre do analfabetismo.

Os oradores, entre eles o presidente Evo Morales, ressaltaram que a entrega dessa distinção ao território de Santa Cruz constituía uma homenagem ao mítico lutador. Como conclusão do dia, Morales e o embaixador de Cuba em La Paz, Rafael Dausá, depositaram uma oferenda de flores em honra a Guevara, um símbolo mundial na batalha pelas causas justas.

Um comentário:

Felipe Boni de Castro disse...

Meu amor sempre gostei muito do Che, mas pouco conhecia sobre sua história. Você está me ensinando muito sobre este lendário revolucionário das causas justas.
Viva o Che!! Viva a revolução social!! Viva um mundo mais justo!!
Te amo, hoje e sempre!!

Feed do Substantivu Commune