A pequena localidade boliviana de La Higuera será cenário hoje (08) das comemorações centrais pelo 41º aniversário da execução do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, ocorrido em 8 de outubro de 1967. O povoado onde caiu o lendário combatente receberá organizações bolivianas e representantes da colaboração cubana e venezuelana neste país andino.
Segundo notícia de Prensa Latina, a jornada servirá para que vários médicos da Ilha exponham teses de mestrados, enquanto representantes destacados nos projetos de cooperação na saúde, a alfabetização e a revolução energética serão estimuladas.
Contudo, a maior atenção se centrará no acontecimento que viverá os habitantes de La Higuera com a chegada da energia elétrica pela primeira vez em sua historia.
Na véspera, o mausoléu de Che no município de Vallegrande serviu de sede para a cerimônia de declaração de Santa Cruz como segundo departamento boliviano livre do analfabetismo.
Os oradores, entre eles o presidente Evo Morales, ressaltaram que a entrega dessa distinção ao território de Santa Cruz constituía uma homenagem ao mítico lutador. Como conclusão do dia, Morales e o embaixador de Cuba em La Paz, Rafael Dausá, depositaram uma oferenda de flores em honra a Guevara, um símbolo mundial na batalha pelas causas justas.
"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Bolivianos celebram 41º aniversário da execução de Che Guevara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Meu amor sempre gostei muito do Che, mas pouco conhecia sobre sua história. Você está me ensinando muito sobre este lendário revolucionário das causas justas.
Viva o Che!! Viva a revolução social!! Viva um mundo mais justo!!
Te amo, hoje e sempre!!
Postar um comentário