"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Manifestantes ocupam sede da Petrobrás e exigem cancelamento da 10ª rodada de leilões



Mais de 500 pessoas acabam de ocupar a sede administrativa da Petrobrás, na Avenida Chile, Centro do Rio, nessa manhã de quarta, 17 de dezembro. Os manifestantes exigem o cancelamento dos leilões, em especial, a 10ª Rodada de Licitações do Petróleo e Gás brasileiros, que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) convocou para os dias 18 e 19 desse mês. A mudança da legislação que regula o setor de petróleo e gás, permitindo a privatização desses recursos minerais, é outra reivindicação da ocupação.

Os manifestantes solicitam a realização de uma reunião com o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, para que possam debater o cancelamento do leilão marcado para começar amanhã. Para a Campanha Nacional pelo Petróleo, o Governo Federal deve manter o compromisso de destinar os recursos do petróleo para suprir as necessidades básicas do povo brasileiro, como educação, saúde, reforma agrária e não destiná-los às multinacionais.

Serão ofertados na 10ª rodada 130 blocos exploratórios em terra, dividido em oito setores, de sete bacias sedimentares: Sergipe-Alagoas; Amazonas; Paraná; Potiguar; Parecis; Recôncavo e São Francisco. No total, serão oferecidos aproximadamente 70 mil quilômetros quadrados em áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural. Atualmente, o Brasil é o país que dispõe da maior área sedimentar com potencial para petróleo e/ou gás ainda por explorar no mundo, segundo a própria ANP.

Os sindicatos de petroleiros também estão ingressando na Justiça com Ações Civis Públicas, cobrando a suspensão da 10ª Rodada de Licitações da ANP.

Além das manifestações, está correndo um abaixo-assinado exigindo o fim dos leilões e a recuperação da Petrobrás 100% estatal.

MST, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD),Sindicato dos Petroleiros do Rio, FNP, FUP, Via Campesina, Assembléia Popular, CONLUTAS, INTERSINDICAL, UNE-FOE, Movimento Estudantil.

2 comentários:

Roberval disse...

Oi, Juliana

Tenho acompanhado teu blogue há tempo, praticamente desde que a gente se conheceu em Brasília (outubro) e ele é muito bom. Pena que ninguém se manifesta ou comenta.

Um abraço

Mário Latino

Juliana Medeiros disse...

Oi Mario!!! Entao... tava pensando sobre esse "felomeno", rsrss na verdade muita gente me escreve dizendo que leu o blog, gostou, me mandam e-mails reclamando, opinando, mas curiosamente, não colocam isso nos comentários.. acho q vou pensar num jeito de estimular que as pessoas façam isso, pra que fique registrado aqui. Q bom q vc acompanha! Abraçao e um ano novo excelente pra vc!

Feed do Substantivu Commune