"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

terça-feira, 16 de setembro de 2008

LANÇAMENTO DE VLADIMIR SAFATLE NO CAFÉ COM LETRAS

No dia 02 de outubro, quinta-feira, o filósofo Vladimir Safatle estará no Café com Letras autografando seu último trabalho: Cinismo e falência da crítica.

Safatle faz em seu ensaio uma crítica ao cinismo ou à lógica inerente a ele em pauta no capitalismo contemporâneo e que não tem sido problematizado nos últimos tempos. Baseado em estudos de Adorno, Freud, Hegel, Foucault e outros pensadores, o autor desenvolve uma perspectiva histórica do cinismo, desde os cínicos gregos que negavam a polis e desejavam a physis. Este cinismo hoje como base das regulações das formas de vida, como anomalia aceita como padrão, que culmina no que Vladimir Safatle chama de “ironização absoluta de condutas e valores”. Ele inclui também elementos da cultura brasileira, lembrando que se o carnaval propõe a inversão da norma, ao final esta mesma norma se recoloca sem conflitos com aceitação generalizada. O carnaval é, portanto, a hora do recreio, patrocinado pelo Estado a título de financiamento às suas incompetências, como todo tipo de “riso crítico”.

Vladimir Safatle é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), bolsista de produtividade do CNPq e professor-visitante da Universidade de Paris. Lacaniano, é autor de vários livros, dentre eles A paixão do negativo, Sobre arte e psicanálise (este em parceira com Tânia Rivera) e Um limite tenso (lançado no Café com Letras em 2003). É ainda responsável por pesquisas do CAEPM (Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing).
Serviço:

Noite de autógrafos com Vladimir Safatle
Cinismo e Falência da Crítica, Boitempo Editorial, 216 pg., R$ 36.
Local: Café com Letras, SCLS 203 sul bloco C loja 19 – Asa Sul.
Data: 02 de outubro, quinta-feira.
Horário: a partir das 19h30.
Entrada franca.

Maiores Informações:
cafe.letras@gmail.com
(61) 3322-4070 / 3322-5070

Informações para a Imprensa:
Juliana Medeiros
(61) 8135-0046 / 9999-8843
julianams.webjornal@gmail.com

Um comentário:

ANJOS ADVOGADOS disse...

Parabéns pelo seu blog, muito instrutivo.
Espero poder ir a esta noite de autógrafos.
Beijos Bê

Feed do Substantivu Commune