"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Blog da Petrobras x imprensa

A Petrobras lançou há poucos dias um blog em que responde, publicamente, mas "contornando" a grande mídia, muitas das perguntas até então sem resposta ou que vêm sendo manipuladas pela imprensa. É um verdadeiro "olé" nos jornalistas. Infelizmente, é preciso separar o joio do trigo, a ética jornalística não vem sendo observada no que se refere às notícias em torno da Petrobras, inclusive no que diz respeito à rotinas tão elementares quanto a apuração antes da veiculação da notícia. E essa decisão é inédita na história de uma empresa desse porte.

A iniciativa de se publicar um veículo tão prosaico como um "blog", acessível a qualquer cidadão, pode tomar proporções ainda inimagináveis no que tange à comunicação corporativa pública. Para se ter uma idéia, o Blog da Petrobras, em menos de quinze dias, já tem mais de 85.000 acessos.

A estratégia da Empresa Brasileira de Petróleo visa, como diz o próprio blog, "apresentar fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)" mas também aproveita para responder uma a uma todas as matérias que vem sendo veiculadas pela mídia, tanto impressa quanto televisiva.

Em um dos posts, o blog argumenta contra afirmações das "meninas do Jô" feitas no último programa e também à matérias veiculadas no Correio Braziliense e Folha de SP.

Para quem quiser ler a versão da Petrobras acerca das acusações quem vem recebendo, acesse:

Um comentário:

Aline Dias disse...

De fato a Petrobrás fez escola, vários órgaos agora tem seus blogs e cada vez mais estão inseridos no cotidiano das redes sociais.

Feed do Substantivu Commune