Reproduzo artigo de LFV, com especial destaque para o diálogo em negrito, no final do texto.
Boa leitura ;)
De Luís Fernando Veríssimo no AEIOU Expresso
A nave gigantesca pousa em algum lugar da Austrália. Seu comandante, falando um inglês perfeito, pede para falar com o líder da Terra. Logo instala-se a controvérsia. Quem falará com o extraterreno - que se identifica como Zptrbg, explicando que no seu planeta, Bns, não há vogais - em nome da Terra? O Papa? Impossível. Grande parte da população mundial não estaria representada caso o Papa fosse escolhido. O secretário-geral das Nações Unidas? A desmoralizada ONU também não poderia falar pela maioria da população. O Barack Obama seria repudiado por muitos, inclusive muitos americanos. O Sarkozy nem pensar, embora uma corrente propondo a Carla Bruni a par com o George Clooney para representar a Humanidade chegue a entusiasmar. Enquanto isto, o comandante Zptrbg espera, pacientemente, que definam seu interlocutor. Tem uma proposta para fazer à Terra.
Na falta de um consenso, escolhem o Lula para falar com Zptrbg. Lula é um cara simpático que - a não ser que o ofenda sem querer com seu linguajar - cativará o visitante. E Zptrbg mostra grande animação ao saber que falará com o Presidente do Brasil. Já leu muito sobre o Brasil.
Inclusive, acompanha as novelas brasileiras que chegam a Bns, além dos desfiles de Carnaval e dos jogos do Flamengo. O Brasil é mesmo uma das razões para a população de Bns ter viajado para a Terra. Sim, toda a população do planeta Bns está dentro da gigantesca nave. Todos os que sobraram da tragédia que se abateu sobre seu planeta, com o aquecimento provocado pela industrialização sem controlo, pelo desmatamento, pelo derretimento das calotas polares... A população de Bns está na Terra para escapar da extinção e começar uma vida nova. "Em qualquer lugar deste planeta abençoado e feliz, mas de preferência" - confessa Zptrbg a Lula - "no Brasil."
Lula não sabe o que dizer a Zptrbg. Não quer desiludi-lo. Pergunta, com jeito, o que o levou a escolher a Terra para salvar seu povo da extinção. Zptrbg explica que os cientistas de Bns fizeram um criterioso estudo de todos os planetas daquela e de outras galáxias e concluíram que a Terra era a que oferecia melhores condições para uma vida longa e saudável. Em nenhum outro os recursos eram tantos e tão inesgotáveis, como provava o grande desperdício de energia em todo o planeta, e a população era tão obviamente despreocupada com seu futuro. "E como você concluiu que o Brasil seria o melhor lugar da Terra para instalar seu povo?", quis saber Lula.
- Lendo sobre o Brasil na imprensa - respondeu Zptrbg.
- Vocês lêem os jornais brasileiros em Bns?
- Não. Só recebemos "The Economist".
A proposta de Zptrbg é colonizar uma grande área no Brasil, onde as expansões são tamanhas que nenhum conflito por terra é concebível, para que seu povo também possa viver despreocupado com o futuro como nós.
(Da série "Poesia Numa Hora Dessas?!")
Sonhei que a Morte
me deixou escolher
o modo em que queria morrer.
Coração, precipício,
choque eléctrico ou similar.
Agradeci, comovido,
mas pedi tempo para pensar.
Texto publicado na edição do Expresso de 19 de Dezembro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário