"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governo do Equador nacionaliza petrolífera estadunidense

Do blog Com Texto Livre:



O Estado equatoriano fechou por 74 milhões de dólares o acordo com a empresa estadunidense para sua saída do país, ao não se chegar a um acordo sob as condições estabelecidas pela nova lei de hidrocarburantes impulsionada pelo governo em finais de 2010.
A nova norma converte os contratos petrolíferos em contratos de prestação de serviço, e com o novo vínculo, o governo paga una tarifa fixa por cada barril extraído, considerando seus gastos de operação e uma margem razoável de lucros.
A empresa EDC se dedicava à exploração de gás no Golfo de Guayaquil, que servia para a geração de eletricidade de usina elétrica Machala Power, da qual era concessionária.
Agora ambas estarão sob o controle da Empresa Pública Petroequador e da Corporação Elétrica do Equador (Celec), e o pagamento se fez como reconhecimento aos trabalhos executados pela empresa depois da finalização do contrato em novembro passado.
Dos 74 milhões de dólares, 45 correspondem à plataforma de gás natural localizada a 65 quilômetros de Puerto Bolívar, e o restante à empresa energética Machala Power, que também passou às mãos do Estado equatoriano.
Essa soma será recuperada em 365 dias com a economia que gerará a não importação de diesel para a termoelétrica Machala Power que começará a operar com gás, segundo o anunciado por Correa.
"Aqui não estamos vivendo uma época de mudança, mas uma mudança de época, algumas vezes criando e outras recuperando o que sempre foi nosso", destacou o chefe de Estado.
"O gás no Golfo sempre foi nosso e devido a contratos mal desenhados e um mal entendido investimento estrangeiro, passou muito tempo em poder de uma empresa que não era equatoriana sem que tenha existido aumento da produção", enfatizou.
A falta de produção e seu não incremento, disse Correa, se deveu ao desenho "leonino" do contrato, ao estipular que se aumentasse o nível da produção tinha que aumentar a participação do Estado, pelo que a EDC manteve por uma década níveis baixos de produção.
Nacionalizando Machala Power agora poderemos, em curto prazo, incrementar a produção de gás, otimizar a geração utilizando esse combustível e criar excedentes para alimentar as indústrias, comentou Correa.
By: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune