"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

domingo, 27 de novembro de 2011

Exposição do artista plástico Darlan Rosa




O pintor e escultor Darlan Rosa expõe série de pinturas digitais na Galeria de Arte Digital da Câmara de Deputados. As obras foram criadas em meio digital e construídas por processos tecnológicos contemporâneosO artista faz uma ligação entre a cultura popular e as novas tecnologias, mostrando um Brasil que se destaca no cenário mundial enquanto preserva suas tradições.

A Câmara  dos Deputados sempre teve uma atenção muito especial com a formação de um acervo de Arte Brasileira, como forma de buscar representatividade da nossa cultura. Com este objetivo, foi criada a Galeria Digital, para exibição permanente da obra digital de Darlan Rosa, das quais doze foram doadas à esta Casa Legislativa. O artista vive e trabalha em Brasília desde 1967, onde seus trabalhos mantém grande relação com a cidade e seus habitantes.

Darlan nasceu em Coromandel, Minas Gerais, e, a partir de 1958, inicia o aprendizado com o pai no ofício de ornatista e escultor em mármore.

Na TV Brasília, durante quatro anos, todas as tardes, ele contou e desenhou histórias  para crianças. Sempre preocupado com a educação, incentivou os bons costumes e divulgou a arte em todas suas diversidades.  O programa foi fonte de inspiração para vários artistas, que hoje atuam nas artes visuais, dança, música, teatro e televisão.

Como professor de arte aplicada à publicidade, no CEUB, e desenho industrial na UnB, contribuiu para formação de vários profissionais da área. Criou para o Unicef e Ministério da Saúde várias campanhas em desenhos animados e livros infantis para a promoção da saúde da criança, dentre elas: Zé gotinha, campanha que erradicou a pólio no Brasil; Mr Iodine, campanha mundial de suplementação de iodo; e Kuia, campanha que erradicou a pólio em Angola. Também criou selos comemorativos para a Empresa Brasileira de Correios, que receberam vários prêmios no Brasil e exterior, inclusive o San Gabrielli, na Itália.

O artista mineiro participou dos principais salões brasileiros de artes, como a Bienal Internacional de São Paulo, em 1976. Suas esculturas estão instaladas em áreas públicas e centros culturais de Brasília, como no Memorial JK, Pontão do Lago Sul e Centro Cultural Banco do BrasilTambém estão em outras cidades, como Campo Grande (MS), Coromandel (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). No exterior, a arte pública de Darlan pode ser vista na Alemanha, Holanda, França, Canadá, Estados Unidos, El Salvador, Jordânia e Palestina.

SERVIÇO
Nome: Galeria Digital – Obras de Darlan Rosa – Acervo da Câmara dos Deputados
Inauguração: quarta-feira, dia 30 de novembro, às 14:40
Visitação: de  2ª a 6ª das 09 às 18 horas
Exposição permanente
Local: Corredor de acesso à TV Câmara
Edifício Principal da Câmara dos Deputados.– Entrada pela Chapelaria.
Entrada franca
Realização Câmara dos Deputados

Postar um comentário

Feed do Substantivu Commune

Siga-nos por E-mail