"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Contrastes da Capital



Foto de Sérgio Alberto, fotógrafo de Brasília e amigo querido.
Visitem o blog dele: http://sergiofotografo.blogspot.com/

sábado, 24 de setembro de 2005

Tiro no pé?

"Devidamente filiado ao PDT, o senador Cristovam Buarque não conseguiu levar sequer um petista de peso para sua nova legenda. Só um eventual candidato a deputado fala em segui-lo. É José Antonio Reguffe, que nas últimas eleições disputou cadeira de deputado distrital pelo PPS, perdendo por pouco".


Fonte: Jornal do Brasil

Jesus se filia ao PPS

O PPS, partido de Roberto Freire, está costurando sua estratégia para 2006, no DF. Quem acaba de se filiar à legenda é Cláudio Abrantes, que viveu durante sete anos (até 2002) o papel de Jesus Cristo na Via-Sacra de Planaltina, a mais famosa do DF. Os planos do partido incluem a eleição de, pelo menos, três deputados distritais. Os nomes mais cotados são o do ex-deputado Alírio Neto, cuja base é o Guará; José Antônio Reguffe, jovem que recebeu mais votos que alguns dos deputados eleitos, mas não conseguiu cadeira por causa do coeficiente eleitoral; e alguém dentre os novos filiados, como Cláudio Abrantes. Para a Câmara dos Deputados, o partido pensou em uma dobradinha com o PSB, de Rodrigo Rollemberg: eleger o próprio Rollemberg e Augusto Carvalho, atual representante do PPS na Câmara Legislativa. "O Rodrigo gostou dessa idéia", disse o presidente do PPS no DF, Amauri Pessoa. O plano mais audacioso para 2006, porém, envolve uma parlamentar petista. O PPS quer a filiação da deputada federal Maninha para que ela seja a candidata do partido ao GDF. Entre as novas filiações, quatro novidades. Lula Marques, ex-PSD e morador do Cruzeiro; Evandro Soares, de Samambaia, que já foi ligado à Maninha; Eustáquio José Ferreira, ex-presidente da antiga Shis; e Neto Sampaio, representante de corretores de imóveis, líder comunitário de Ceilândia.

Fonte: Jornal de Brasília

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Bomba do dia!

A bomba de hoje foram os 23 vetos do presidente Lula e demais membros do Executivo à LDO. Alguns causaram surpresas e dúvidas ainda que o momento político atual também não favoreça este tipo de debate. Para começar, a quantidade de vetos e mais estranho ainda, o fato de que o relator, o deputado do PT, Gilmar Machado, havia negociado extensamente as emendas incluídas no substitutivo. Um bom exemplo é o dispositivo que garantia recursos para ressarcimentos com perdas da Lei Kandir. Depois de muito negociado, foi incluído na lei, mas foi vetado.

Prefeita do Conic se filia ao PFL

Flávia Portela, atual prefeita do Conic e ligada à grupos feministas, andou despertando o interesse da Deputada Eliana Pedrosa. Tudo porque ela vinha sinalizando o interesse em se filiar em algum partido político. O atual presidente da Câmara Legislativa, Fábio Barcelos, confirmou recentemente sua filiação ao PFL junto com mais 200 mulheres de seu grupo, o que pegou muitas pessoas de surpresa, inclusive membros de movimentos feministas com orientação mais à esquerda. Para algumas pessoas, porém, a escolha da prefeita não causa surpresa alguma, dadas suas ligações antigas com alas rorizistas.

Novo presidente da Câmara

A eleição para a escolha do substituto do ex-presidente Severino Cavalcanti (PP-PE) será na próxima quarta-feira. O primeiro turno será às 10h. Caso um dos candidatos não conquiste os 257 votos necessários, o segundo turno acontece no mesmo dia, às 18h. Há possibilidade de os candidatos à presidência da Câmara participarem de um debate, que seria transmitido pela TV Câmara na próxima terça-feira, mas a proposta deve ainda ser discutida pelos líderes. O PPS (de Roberto Freire) ainda discute quem vai apoiar para a presidência. De qualquer forma, há quem diga que o importante é que qualquer um é melhor que o vexame anterior...



Charge: Oscar

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

A TERRA EM MINIATURA


A Donella´s Foundation produziu há cerca de dez anos, um vídeo sobre as proporções da Terra baseado em um relatório da ONU de 1997. Para quem quiser ver, o vídeo está ao final, no original em inglês. O texto que há nele, diz:

"Imagine reduzirmos a população da Terra a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes atualmente, então nesta Terra em Miniatura, existem:

61 asiáticos,
12 europeus,
8 Norte-Americanos,
5 pessoas da América do Sul e Caribe,
13 africanos,
1 da Oceania,

50 mulheres,
50 homens,

30 são brancos,
70 não são brancos.

Das 100 pessoas
47 vivem em área urbana,
9 possuem alguma deficiência,


33 são cristãos (católicos, protestantes, ortodoxos, anglicanos e outros),
18 mulçumanos,
14 hindus,
6 budistas,
13 praticantes de outras religiões,
16 não têm religião,

43 vivem sem condições sanitárias básicas,
18 vivem com quase nenhuma água potável.

1 adulto entre 15 e 49 anos de idade é portador do vírus da AIDS.

Nesta aldeia 12 pessoas possuem um computador,
13 possuem acesso à internet,
6 pessoas possuem 59% da riqueza de toda a aldeia,
13 estão famintas ou sofrem de desnutrição,
14 não sabem ler,
7 possuem educação secundária,
E apenas 10 educação universitária.


A aldeia gasta $1.12 trilhões de dólares por ano com despesas militares,
e somente $100 bilhões em pesquisas que ajudem o desenvolvimento humano.

Se você tem comida na geladeira, roupa no armário, dorme em uma cama, possui um teto sobre sua cabeça, você é mais rico que 75% da população mundial.
Se você guarda seu dinheiro no banco... é parte das 30 pessoas mais ricas do planeta.
18 pessoas lutam para sobreviver com 1 dólar por dia ou menos...
53 lutam para viver com 2 dólares por dia ou menos.

Então,
Se você levantou esta manhã com mais saúde que doenças, então tem mais sorte que cerca de 5 milhões de pessoas que não sobreviverão esta semana.
Se nunca experimentou os perigos da guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado ou a aflição da fome, então está melhor do que 900 milhões de pessoas.


Aprecie o que você tem e faça o seu melhor para tornar o mundo melhor.



Feed do Substantivu Commune

Siga-nos por E-mail