"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 31 de julho de 2006

NÃO ESQUECER: ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

O cidadão comum e consciente que , ainda que distante do cotidiano dos partidos e do governo, tenta dar significado e eficácia ao seu voto - fazê-lo valer - está em dificuldades para votar nas eleições de outubro. Não há, de fato, projetos diferentes sendo oferecidos ao eleitor. Os partidos - todos- transformaram-se num confuso mingau ideológico, no qual os programas ou propostas pouco ou nada diferem entre si; em que A é, no essencial, igual, ou muito semelhante, a B, C, D e ao resto do abecedário.

Nunca foi tão justificada a impressão ou opinião geral de que na politica é tudo a mesma coisa. Que os politicos e partidos são todos iguais, que mudam-se as moscas, mas a caca continua a mesma. Nunca o desalento, a desilusão, a desesperança foram tão dominantes. Por causa disso, iniciativas compreensíveis, mas pouco inteligentes ganham espaço e ares de solução.

Voto nulo? Aconteça o que acontecer, alguém será eleito para todos os cargos e ninguém garante que os que se elegerem serão melhores do que os que não se reelegerem. Sendo o que são, o país e nosso sistema eleitoral, é muito provável que quem entre seja pior do que os que sairem.

Não votar em quem teve ou já teve um mandato? Ora, façam-me o favor. O paraíso dos corruptos, dos oportunistas, dos que só querem se dar bem é um país no qual os eleitores não conseguem distinguir alhos de bugalhos. Batedores de carteira se dão bem em aglomerações onde a multidão está distraída sem prestar a atenção no que acontece ao seu redor e dentro de si.

O voto nulo e o movimento para não se votar em quem tem ou já teve mandato equivale a partir do princípio de que são, de fato, todos iguais. Equivale a distrair a multidão e aumentar as chances e oportunidades dos batedores de carteira se darem bem e sairem impunes. Porque se está confundindo alhos com bugalhos, não se está prestando a atenção.

Só uma pessoa e uma coisa pode mudar esse estado de coisas, essa situação: você e seu voto. A mudança só tem uma chance de começar a acontecer se começar por você e por sua atitude. Um programa mínimo, republicano, absolutamente suprapartidário e até supra ideológico para você começar a mudança e fazer valer o seu voto dando-lhe eficácia imediata engloba os seguintes 3 itens minimos:

1) RECONHEÇA SUA CO-RESPONSABILIDADE PELO ESTADO DE ZORRA TOTAL EM QUE SE ENCONTRA O PAÍS.


O Presidente da República, nenhum governador, nem nenhum prefeito caiu de paraquedas nos cargos que ocupam. TODOS foram votados. São produto da democracia. São produto do voto popular. São resultado do seu, do meu, do nosso voto e da maneira como estamos, cada um de nós, cuidando da nossa própria casa, ou seja, do nosso país.


2) NÃO SE PERMITA ESQUECER DO SEU VOTO.

Vampiros, mensaleiros, sanguessugas, assim como o Presidente, governadores e prefeitos não cairam de paraquedas nos cargos que ocupam. São senadores, deputados federais e estaduais porque foram, TODOS, eleitos. São produto da democracia. São produto do voto popular. São resultado do seu, do meu, do nosso voto e da maneira como estamos, cada um de nós, cuidando da nossa própria casa, ou seja, do país. Do cuidado que dispensamos ao nosso voto.

Por isso, desta vez, nas eleições de 2006, pegue um papel almaço ou de caderno escolar comum e escreva nele o nome e o número de TODOS os candidatos nos quais você votou, assim como a sigla e o nº da legenda dos partidos pelos quais seus candidatos disputaram as eleições. Faça isso, anote os nomes, números de candidatos e partidos para todos os cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual. Quando voltar para casa, depois de votar, pregue esse papel na geladeira, com um ímã, durex ou esparadrapo e deixe ele lá até a próxima eleição. Daí em diante e até a próxima eleição, sempre que tomar conhecimento de alguma notícia sobre política, ou sobre safadezas na política, vá à geladeira e compare os nomes ( de pessoas e partidos), que ouvir ou tomar conhecimento, dos implicados nas safadezas e compare com o seu voto. NÃO SE PERMITA ESQUECER EM QUEM E EM QUAIS PARTIDOS VOCÊ VOTOU. Seu voto colaborou com a safadeza?

Entre as eleições de 2006 e de 2008, quando teremos eleições municipais sempre que for mal atendido pelo estado em algum serviço público de saúde, educação, assistência social, Previdência, ou tiver a sua segurança ameaçada sem ser socorrido pelo estado, ou simplesmente for mal atendido por qualquer servidor público em qualquer repartição pública ou empresa estatal, vá à geladeira e lembre-se de em que candidatos e partidos votou. O governo, o partido que tiver o Presidente, governador e os partidos que tiveram a maioria no Congresso ou nas Assembléias Legislativas Estaduais, ou Câmaras Municipais são responsáveis pelos problemas que você sentir ou identificar. Quem tiver a maioria e quem os elegeu e lhes deu a maioria é co-responsável pelo estado dos serviços públicos. Seu voto ajudou a manter os serviços públicos, de saúde, educação, assistência social, Previdência um lixo? Foi assaltado, agredido e não foi socorrido pelo estado? Olhe no papel na geladeira e pergunte a si mesmo: meu voto colaborou para que eu fosse mal atendido pelo estado? NÃO SE ESQUEÇA DO SEU VOTO.


3) NÃO SE PERMITA ESQUECER.

Muitos órgãos de imprensa falada, escrita e televisada e vários sítios na Internet estão divulgando os nomes dos vampiros, mensaleiros e sanguessugas e dos partidos que os abrigam . Anote seus nomes e faça questão de NÃO VOTAR em nenhum deles.

A SITUAÇÃO ESTÁ TÃO RUIM QUE MAIS IMPORTANTE DO QUE ESCOLHER EM QUEM OU EM QUE PARTIDO SE VAI VOTAR É SABER EM QUEM OU QUE PARTIDOS NÃO SE PODE, NÃO SE DEVE, VOTAR.

Apenas um cuidado: certifique-se de que não estamos falando apenas de ACUSADOS porque
às vezes, alguns são injusta, ou até, maliciosamente acusados. Mas se é alguém que já foi indiciado e denunciado pelo Ministério Público (MP) e teve a denúncia acatada pelo Poder Judiciário que a aceitou e abriu um processo, NÃO PERDOE. NÃO VOTE NELE(S). SIMPLES ASSIM.

NÃO VOTE NELES E CONVENÇA AS PESSOAS DA SUA FAMILIA E NO SEU LOCAL DE TRABALHO E SEUS VIZINHOS A NÃO VOTAR NELES. FAÇA UMA LISTA DELES ( VAMPIROS, MENSALEIROS E SANGUESSUGAS) E DISTRIBUA AOS FAMILIARES, COLEGAS DE TRABALHO E VIZINHOS A NÃO VOTAR NELES. ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOTAR EM ALGUÉM OU EM ALGUM PARTIDO.

Por simples que seja, se um número significativo, ainda que pequeno, de cidadãos adotar esse programa minimo as coisas mudarão muito rapidamente no Brasil, muito mais do que o voto nulo e o " não votar em quem tem mandato" poderiam melhorar. Se você não consegue seguir nem esse programa mínimo, meu irmão, não culpe os politicos, culpe a si mesmo pelas mazelas do país e vá plantar batatas. Você é pior do que eles.

O país está mal mas isso não é culpa só dos políticos. É tambem nossa, dos eleitores, que os colocamos nos seus cargos e depois das eleições não prestamos a atenção em como estão usando nosso voto e até esquecemos em quem votamos. A mudança, se a queremos, está na sua, está na minha, está nas nossas mãos. Começa por não esquecermos.

Já começou a fazer a sua Lista? Então comece, anote e depois não se esqueça. Ou pare de reclamar.



Carcará

Entrando para o time dos balzacas

segunda-feira, 17 de julho de 2006

ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO

ESTE BLOG VEM A PÚBLICO MANIFESTAR O SEU REPÚDIO À POLÍTICA DE ESTADO TERRORISTA DE ISRAEL, AO MASSACRE QUE ESÁ ACONTECENDO NO LÍBANO. VEM TAMBÉM, PRESTAR SUA HOMENAGEM E SOLIDARIEDADE A TODAS AS FAMÍLIAS, AOS MORTOS (DOS DOIS LADOS), AOS QUE MORREM POR ESSA E OUTRAS GUERRAS ESTÚPIDAS QUE APENAS ENRIQUECEM A INDÚSTRIA BÉLICA. E MAIS NADA.

Encontro Internacional Intergaláctico no Centro-Oeste de Toyotas Bandeirantes

segunda-feira, 3 de julho de 2006

NOVIDADES NO SITE DO RODA VIVA

A página da internet do Roda Viva tem agora os comentários da platéia vip e um Makign Of do programa. Clique nos links abaixo e veja os últimos vídeos:

Roberto Jefferson http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/makingplateia.asp?programa=1008

José Manuel Durão Barroso http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/makingplateia.asp?programa=1009

Heloísa Helena http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/makingplateia.asp?programa=1010

Geraldo Alckminh Http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/makingplateia.asp?programa=1013

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h30.
Você pode assistir on-line acessando o site e no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva

Feed do Substantivu Commune

Siga-nos por E-mail