"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Release

CAFÉ COM LETRAS PROMOVE LANÇAMENTO DA EDITORA CONTRAPONTO

Seguindo em sua tradição de promover lançamentos com o que há de melhor no mundo da literatura, o Café com Letras realiza no próximo dia 09 de abril (quarta-feira) a partir das 19h30 o lançamento do livro Corpo negro caído no chão de Ana Luiza Pinheiro Flauzina. O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Ana Luiza pela Universidade de Brasília.

A autora faz uma abordagem científica da questão racial brasileira sob uma visão criminológica. Aborda também as estratégias de desaparecimento e extermínio da imagem física do negro no Brasil promovidos pela mídia. Uma das contribuições para o racismo como sistema, conforme sustentado por ela, é "o projeto de Estado de caráter genocida dirigido à população negra". Com muita segurança, Ana Luiza Flauzina, toma por base sua própria história mas o faz dentro de um olhar para além da coletividade, ela se refere pluralmente e se inclui dentro desta categoria que encara todos os dias o que nosso país vem ignorando oficialmente, mas apoia sumariamente: o racismo. Em sua tese, ela sustenta-se com o referencial teórico da criminologia crítica e avalia que o Brasil "forja uma imagem de harmonia racial descolada da realidade".

Como bem aponta Vera Malaguti Batista, esse livro da jovem professora e militante do movimento negro, Ana Luiza Pinheiro Flauzina é fundamental, antes de tudo, para a compreensão da questão criminal no Brasil contemporâneo.

Serviço:

Lançamento do livro "Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro", de Ana Luiza Pinheiro Flauzina, Editora Contraponto, Rio de Janeiro, 2008.
Data: quarta-feira, 09 de abril
Local: Café com Letras, SQS 203 sul BL C loja 19 Asa Sul - Brasília - DF
Horário: a partir das 19h30

Informações e reservas:
61-3322-4070
cafe.letras@gmail.com

Informações à imprensa:
Juliana Medeiros
61-99998843 / 91006065
juliana_msouza@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune