"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

domingo, 31 de agosto de 2008

JOSÉ LUIS PEIXOTO EM NOITE DE AUTÓGRAFOS NO CAFÉ COM LETRAS


No próximo dia 03, quarta-feira, o escritor português José Luis Peixoto estará no Café com Letras autografando seus dois trabalhos publicados no Brasil: O cemitério dos pianos (recém-editado) e Nenhum olhar, este último lançado na Flip em Paraty. Peixoto nasceu em Galveias, norte alentejano, em 1974. Seus romances foram publicados na França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia e Bielo-Rússia, além do Brasil. Ele costuma incluir elementos da cultura brasileira nos livros que escreve e já publicou sete livros de ficção e três de poesia.


Cemitério de pianos oferece ao leitor brasileiro a oportunidade de contato com um dos mais talentosos nomes da nova geração da literatura portuguesa. O enredo é inspirado na vida do maratonista Francisco Lázaro que entrou duas vezes para a história das Olimpíadas. Ele fez parte da primeira delegação portuguesa a participar dos jogos, em 1912, na Suécia, e foi o primeiro atleta a morrer durante uma prova, a 14 de julho daquele ano, depois de correr 30 quilômetros. Lenda do esporte luso, Francisco Lázaro agora é também personagem deste romance surpreendente, publicado pela Record: "Lázaro é o personagem central de uma narrativa repleta de dramas, tragédias, pequenas alegrias e aqueles segredos que as famílias costumam ocultar sob o manto das aparências. Mas não se trata de uma biografia. Peixoto inspirou-se nesse personagem denso, mas do qual pouco se sabe, para criar um outro personagem, fruto das circunstâncias da ficção. Manejando as ferramentas da literatura com enorme precisão, Peixoto se dá essa e outras liberdades e revela que a sedução do texto não está necessariamente na economia de palavras, mas no bom uso delas." (Alexandre Marino, Correio Braziliense).


José Luís Peixoto tem (apenas) 33 anos e seu trabalho irradia maturidade, visão de mundo e linguagem próprias. Durante o lançamento, o autor estará conversando e autografando seus dois livros. Ele estará na cidade a convite da Feira do Livro de Brasília.


Serviço:

Noite de autógrafos com José Luis Peixoto
Local: Café com Letras, SCLS 203 sul bloco C loja 19 – Asa Sul.
Data: 03 de setembro, quarta-feira.
Horário: a partir das 19h30.
Entrada franca.


Maiores Informações:
(61) 3322-4070 / 3322-5070


Informações para a Imprensa:
Juliana Medeiros (61) 8135-0046 / 9999-8843

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune