"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Movimento Limpa Brasil acontece em Brasília em agosto


Acabo de entrevistar, para a Rádio Cultura FM, a diretora executiva da Atitude Brasil, jornalista Marta Rocha, formada em Comunicação Social na Itália (onde morou por 8 anos) organizadora do Movimento Limpa Brasil! Let´s do it!. Ela também é idealizadora do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

O Movimento Limpa Brasil Let´s do it! acontece em Brasília em agosto e é o maior movimento de mobilização social do mundo, onde se pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos em sete das maiores cidades do Brasil.

Marta Rocha explicou, dentre outras coisas, que no mundo todo a campanha ficou concentrada nas capitais, mas o Brasil topou fazer em sete cidades. Em parte porque - e aí vem a notícia ruim - aqui a campanha recebeu uma "adaptação" em razão do fato de que a cultura de não se jogar lixo na rua, já é uma realidade em grande parte dos países, mas no Brasil, não. A campanha pretende, portanto, desenvolver aqui ações educativas por, no mínimo, dez anos no intuito de conscientizar a população e provocar uma mudança cultural no tocante ao tratamento dado aos resíduos que produzimos todos os dias.

A capital federal será a segunda cidade do país a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it!.

No dia 21 de agosto (marquem em suas agendas), milhares de voluntários sairão às ruas para retirar resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. A ação já aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de junho, recolhendo mais de 17 toneladas de lixo reciclável.

O movimento visa despertar a sociedade brasileira para os problemas relacionados ao descarte indevido do lixo. Atualmente matérias-primas que poderiam ser reaproveitadas são desperdiçadas no espaço público devido à falta de informação da população. A campanha incentivará a mudança de atitude das pessoas em relação aos resíduos sólidos para estimular a preservação do meio ambiente, conscientizando a respeito da gravidade do costume de jogar o lixo fora do lixo. O projeto foi trazido ao País em parceria com a UNESCO e já aconteceu em 20 países. 

Então agende-se!
Dia 21 de agosto, das 8h às 15h, Brasília contará com 30 pontos de entrega, que foram definidos junto ao SLU - Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, onde deverão ser entregues os resíduos recolhidos pelos voluntários durante a ação.


Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune