"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Campanha por mamógrafos começa amanhã

Movimento lança campanha Mamógrafos Já!

Amanhã, terça-feira, 18/10, o movimento suprapartidário Amigas & Amigos do Peito fará o lançamento, da campanha "Mamógrafos - Já" para chamar a atenção dos congressistas para a gravidade do câncer de mama no país.

O evento será, às 15h, no Salão Branco da Câmara dos Deputados. O objetivo da mobilização é conscientizar os parlamentares a destinarem recursos no Orçamento da União para a compra de mamógrafos para a rede pública de saúde.

Se cada um dos 513 deputados destinar R$ 150mil das emendas individuais a que tem direito estará ajudando a salvar vidas. Atualmente, apenas 9% dos municípios possuem o aparelho, que é um dos mais importantes instrumentos para detectar o tumor precocemente.

Os militantes do Amigas & Amigos do Peito defendem que os deputados não apenas destinem recursos, mas que se engajem também na campanha contra o câncer de mama. "Queremos despertar a consciência e a fraternidade dos parlamentares", sintetiza TerezaVitale, da Coordenação de Mulheres do PPS. O movimento conta ainda com o apoio do PDT, PMDB, PFL, PV e do PSDB.

A cada ano, dez mil mulheres morrem no Brasil vítimas da doença e 36 milhões de brasileiras usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão estar expostas ao risco de ter câncer de mama se o exame preventivo não for realizado. "Essa tragédia nacional acontece porque 60% dos casos são identificados em estágio adiantado, quando a retirada do seio (mastectomia) é inevitável", explica Tereza.

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune