"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

quarta-feira, 5 de abril de 2006

Pré-candidato do PPS lança livro sobre corrupção hoje, em Brasília

A Fundação Astrojildo Pereira, de Brasília, lança hoje (5), às 18 horas, no Salão Nobre do Congresso Nacional, um indispensável livro para quem observa ou vive a crise política e ética vivida no país. Trata–se de Corrupção. Origens e uma visão de combate, de autoria do promotor de justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante, que se notabilizou pelo seu trabalho de combate á corrupção quando atuava no Ministério Público Estadual do Piauí. Ruszel é pré candidato do PPS ao governo do Piauí.

Com sólida formação intelectual, Ruszel faz um histórico sobre a origem e a evolução da corrupção, desde Platão aos nossos dias, passando por Sócrates, Rousseau, Montesquieu, Kelsen, José Guilherme Merquior, Fukuyama, Pipes Hobsbawn, Durant, Bennett, entre outros. Isto sem o menor laivo de educação vazia, ostentatória. A corrupção no Brasil, da Colônia á República, também é um relato embasado nas melhores fontes e termina com a bela Oração aos Moços, de Rui Barbosa. E os capítulos referente á identidade do brasileiro buscam respostas novas ante o fenômeno da globalização. Homem do mundo das leis, dedica um capítulo ao Papel das Leis sobre os aspectos jurídicos e sociológicos do tem.

Neste Corrupção, origens e uma visão de combate, Ruszel Cavalcante retoma alguns temas do seu trabalho anterior, A Lei de Responsabilidade Fiscal: a Lei n° 10.028/00 e os Fiscais Municipais, com Relatos de casos concretos e o exemplo emblemático de sua excelente atuação no município piauiense de Guaribas, onde a identificação corajosa dos problemas acabaram por influenciar prefeituras na criação de órgãos de controle antes inexistente.

Escrevendo de modo sucinto e completo, bem ao jeito dos escritores didáticos e práticos, que querem que a leitura de seus trabalhos converta os leitores, esta nova obra do promotor Ruszel Cavalcante resume-se na intensa procura de saídas para a corrupção, mal que prejudica o avanço de nossa democracia e o aperfeiçoamento das instituições democráticas e republicanas. Realista, sem otimismo fáceis e aberto ao novo, ele faz esperança consciente um projeto de luta por mudanças profundas na sociedade brasileira.


Mais informações: http://www.fundacaoastrojildo.org.br/

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune