"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Desenvolvimento tecnológico e inclusão digital

Atualmente discute-se muito a importância do investimento em desenvolvimento tecnológico com o avanço cada vez mais acelerado das tecnologias para web. Porém, acho importante salientar que, muito antes de se pensar em desenvolvimento tecnológico, talvez devamos também incluir seriamente, na pauta de prioridades, a inclusão digital.

Fui professora voluntária do CDI - Comitê Pela Democratização da Informática no RJ (no início dos anos 90) e pude observar em favelas e comunidades mais carentes o poder da inclusão. É um limite que, depois de ultrapassado pelo aluno, transforma-o em outra pessoa para o resto de sua vida. Não só pelo impacto natural do aprendizado da ferramenta de pesquisa, do próprio computador, da comunicação em tempo real através da internet, da possibilidade de colocação no mercado de trabalho, mas principalmente pelo acesso imediato à inúmeras fontes de conhecimento (ainda que devamos discutir as fontes quando falamos de internet).

Mesmo que, em alguns casos, a distribuição dos equipamentos nas comunidades seja "sem muitos critérios", seu efeito é inexoravelmente salutar. Basta observar o fato de que se você der à uma criança as noções básicas de como ligar e desligar o micro, movimentar o mouse pela tela e o significado de algumas teclas e entregar o micro à ela para que aprenda sozinha dali pra frente, terá de fato uma grata surpresa ao encontrá-la "dominando a máquina" depois de um tempo (tempo este que pode ser bem curto).

Lembro de um aluno de São Sebastião (comunidade em Brasília) que sequer sabia ligar um PC há poucos anos e hoje está formado pela Upis depois de ter conseguido uma bolsa, sendo atualmente o CEO responsável pelo desenvolvimento em segurança digital na Caixa Seguros. Tenho certeza absoluta que, tendo conhecido sua origem, sua família, este dificilmente seria seu destino se não tivesse tido contato com a informática no momento certo. Por isso, o investimento em desenvolvimento tecnológico precisa sim vir atrelado ao investimento na inclusão digital ou continuaremos restringindo esta última às elites e perdendo, talvez, enormes talentos.


Este texto foi publicado por Juliana de Souza no site da Conferência Caio Prado Júnior. Acesse e participe das discussões e debates e vamos construir uma sociedade melhor!
http://www.conferenciacaiopradojr.org.br

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune