"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Parabéns internet!

SAN FRANCISCO, EUA — Há 40 anos, Leonard Kleinrock estava longe de imaginar que fenômenos sociais planetários como Facebook, Twitter ou Youtube nasceriam a partir do invento que acabava de criar junto com sua equipe: a internet.

"Nos surpreendemos constantemente com as aplicações que surgem", contou à AFP, enquanto se preparava para soprar nesta quinta-feira, junto a outros colegas, as 40 velinhas de seu "bebê", na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

"É uma adolescente agora", celebrou. "Ainda há um longo caminho a percorrer. Comporta-se de forma imprevisível, mas deu muitas satisfações a seus pais e comunidade".

No dia 29 de outubro de 1969, o professor Kleinrock estava à frente da equipe que conseguiu, pela primeira vez, fazer "falar" um computador da UCLA com o de um instituto de pesquisa.

Estava guiado pela certeza de que os computadores estavam destinados a comunicar-se entre si e que a rede que surgiria deveria ser tão simples de utilizar como um telefone.

O professor chegou a escrever sua ideia em 1962, num texto universitário que logo publicou.

Kleinrock está convencido de que ainda falta muito para se ver na internet.

"A próxima etapa é fazê-la entrar no mundo real", imagina. A "Internet estará presente em todas as partes. Vou entrar numa casa que saberá que estou lá. Vai falar comigo".

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune