"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

quinta-feira, 27 de abril de 2006

PDOT será debatido no domingo

Acabo de ler no Correio Braziliense que haverá um "debate" (sic) no Centro de Convenções no domingo. Provavelmente, ao final eles terão declarado que na verdade houve a "segunda audiência pública". A equipe do PDOT, pelo que está na matéria, acha que está prestando um serviço à população, modificando o mapa do DF, transformando-o quase em sua totalidade em área urbana. Com exceção da área tombada, todo o resto, possivelmente se tornará um imenso loteamento p/a expansão urbana (que eles dizem que não há) prevista p/os próximos anos. A política do Roriz de abrir espaço p/o inchaço da cidade, p/a imigraçao maçica e desordenada (sem esgoto, água tratada, policiamento, etc) será agora legitimada pelo PDOT. E eles não vão se utilizar somente de áreas nos limites do DF p/as camadas menos favorecidas. Os projetos de expansão p/a classes média e alta continuam c/condominios luxuosos sendo implantados em áreas próximas aos Lagos Sul e Norte. Em um deles, no Lago Norte, as casas estão mais próximas da margem do que qualquer outra já existente e mesmo assim, ninguém faz nada. Fui lá fotografar e tinham uns jagunços armados no local, ou seja, a política é a seguinte: enquanto não legitima pela via legal, vai na bala mesmo!

Condordo c/o companheiro Demétrio (texto logo abaixo), a "bela" Diana merece mesmo não só uma secretaria, mas uma estátua em homenagem à enorme cag... que ela vai fazer no DF c/a regulamentação desse projeto. De saída, era tudo que o ex-governador queria, deixar um "legado" p/seus sucessores, uma forma deles poderem trabalhar em paz sem que ele precise estar no comando... Pedro Passos e Zé Edmar c/certeza darão uma festa depois disso. Hunf...

Juliana de Souza
-------------------------------------------------------------------------------------

Confesso: estou apaixonado pela bela Diana! Mas não é pela firmeza de seu olhar, seus finos traços ou sua postura ereta e distinta. É por sua enorme coerência e firmeza na defesa dos direitos que ela considera fundamentais. Deveria se consitutir, olha aí a idéia governadora, uma nova secretaria: Secretaria Especial (ela é uma pessoa especial) de Defesa dos Direitos da Construção Civil do DF : SEDDECCI. Belo nome, para a bela secretária.

Aos desavisados mortais ela informa: Sem sombra de qualquer dúvida, as camadas mais desfavorecidas da população estão sendo contempladas no PDOT com áreas excelentes. Apenas ficam um pouco afastadas, lá pelos limites do DF, mas é apenas uma simples questão de transporte. Comentário meu: imagino que a governadora tenha ido para o BID precupada com essas futuras populações, é claro. O setor noroeste está destinado a fins mais nobres.

Informa ainda que, ao contrário das críticas, a sociedade foi ouvida. Foram 13 mil pessoas. Muito mais que SP (capital) onde foram 10 mil. Enfim, domingo, às nove horas da manhã, teremos mais uma rodada do PDOT. No Centro de Convenções. Segundo Diana, a bela, "qualquer pessoa pode participar". É interessante como mecanismos de participação popular, longe do controle social, podem ser utilizados para legitimar todo tipo de demanda, mesmo as mais espúrias. Essa é a armadilha que criamos para nós próprios. Lutamos (amplos segmentos democráticos ) pela inserção constitucional dos direitos de participação popular e controle social. Obtivemos a inclusão, apenas não sabemos como "implementar" a coisa. Estão aí o SUS e seus "conselhos" como o maior exemplo de como NÃO fazer as coisas.

Saudações!
Demetrio Carneiro

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune