"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

sexta-feira, 30 de março de 2007

Comunicado oficial sobre o IYA


Fonte: www.casb.com.br

Caros colegas,

Como talvez vocês já tenham conhecimento, a União Astronômica Internacional (IAU) declarou o ano de 2009 como sendo o Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009). A escolha deste ano em particular decorreu do aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas por Galileu Galilei. A decisão da IAU já recebeu também o apoio oficial da UNESCO, órgão da ONU para assuntos de Educação, Ciência e Cultura.

O IYA 2009 será um evento de âmbito global e de escala nunca vista em nosso meio, cobrindo milhares de atividades em todo o mundo durante todo o ano de 2009 - nos âmbitos internacional, nacional, regional e local. Nas palavras originais da IAU, o IYA será "Uma celebração global da Astronomia e das suas contribuições para a sociedade e a cultura, estimulando o interesse mundial não apenas na Astronomia, mas também em Ciência em geral, com ênfase particular nos jovens". Espera-se ainda que as atividades do IYA 2009 ajudem a despertar em todo o planeta uma mensagem de consciência ambiental, de paz e de solidariedade entre as nações.

Os trabalhos de planejamento para o IYA 2009 se iniciaram em fins de 2006. A Coordenação Mundial será exercida por um grupo de trabalho da IAU dirigido pela Dra. Catherine Cesarsky (Presidente da IAU). Este grupo de trabalho coordenará todas as atividades do IYA em âmbito internacional. A IAU já designou, para cada país, um astrônomo que servirá como coordenador geral das atividades de âmbito nacional do IYA e também como elo de ligação com o comitê mundial. Até o momento, 63 países já têm seus representantes escolhidos. Para o Brasil, foi designado o Prof. Dr. Augusto Damineli, do Instituto Astronômico, Geofísico e de Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP).

Reportando-se ao Prof. Damineli, foi designado um "National Node", ou Comitê Nacional para o Brasil, que terá a função de coordenar todas as atividades de âmbito nacional, regional e local do IYA 2009 para nosso País. O "National Node" para o Brasil é constituído por quatro membros: dois representantes da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), a saber: o Prof. Dr. Licio da Silva, do ON e presidente da SAB, responsável por todas as atividades do IYA ligadas à pesquisa em universidades, e um membro da Comissão de Ensino da SAB (ainda a ser designado) responsável pelas atividades ligadas a ensino de astronomia. Representando os Planetários e a ABP, está o Prof.. Alexandre Cherman, da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, responsável por todas as atividades do IYA nessa área; e, representando os astrônomos amadores brasileiros, o Eng. Tasso Napoleão, diretor científico da REA (Rede de Astronomia Observacional/Brasil), que será responsável pela coordenação geral de todas as atividades da astronomia amadora brasileira no IYA 2009.

Trabalhando diretamente com Tasso na coordenação das atividades amadoras estará um Comitê Nacional para a Astronomia Amadora (abreviadamente, CNAA), que já iniciou os primeiros trabalhos de planejamento para o evento, e que assina o presente comunicado.

A composição inicial deste CNAA é vista a seguir:
Adriano Aubert Silva Barros - Maceió (CEAAL - Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
Alexandre Amorim - Florianópolis (GEA - Grupo de Estudos de Astronomia)
Antonio Carlos Coêlho - Brasília (CAsB - Clube de Astronomia de Brasília)
Antonio Carlos (Tony) da Silva - São Paulo (CASP - Clube de Astronomia de São Paulo)
Cristóvão Jacques - Belo Horizonte (CEAMIG - Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais)
José Carlos Diniz - Rio de Janeiro (NGC-51 e CANF)
Naelton Mendes de Araújo - Rio de Janeiro (Lista Urânia)

Esperamos que, ao longo dos próximos meses, muitos representantes das entidades amadoras brasileiras venham se juntar a nós neste trabalho! Nossas metas são ambiciosas e incluem a realização de centenas de eventos e atividades em todos os Estados da Federação durante todo o ano de 2009; a participação ativa de todos os clubes e associações amadoras brasileiras no IYA 2009; e possibilitar a pelo menos um milhão de brasileiros a sua primeira observação do céu através de um telescópio.

Como você e a sua associação ou clube de astronomia poderão participar do IYA 2009 ?

O primeiro passo (essencial) será cadastrar a sua associação amadora ou clube de astronomia junto ao CNAA. Isto será extremamente simples e poderá ser feito a partir do início de Abril 2007. Graças a uma equipe do CAsB (Brasilia), está sendo preparado um Banco de Dados para o IYA 2009, no qual a sua associação poderá se cadastrar em dois minutos, através do preenchimento de algumas informações simples. Bastará que o representante credenciado da entidade acesse o Website que indicaremos no Comunicado no. 002/2007 (que será divulgado em duas semanas), e siga os passos indicados. A partir desse simples passo, a sua associação já estará habilitada a participar dos eventos oficiais do IYA 2009.
Para cumprir com os cronogramas da IAU, esta fase de cadastramento irá durar desde Abril até Outubro de 2007.

Para as entidades devidamente cadastradas, a fase seguinte será a de discussões e sugestões de temas e de atividades a serem desenvolvidas em 2009 no Brasil, sob a orientação da IAU e coordenação do CNAA. Teremos uma data-limite em Abril de 2008 para consolidar todas as sugestões brasileiras e apresentá-las à Coordenação Mundial. Mas, naturalmente, não é necessário esperar até lá ! Veja as instruções a seguir.
Nos próximos meses, estaremos coletando as sugestões de temas e atividades que sejam propostas por todas as entidades cadastradas e discutindo com elas, em fôros específicos que indicaremos (e dos quais todas poderão participar), as condições para que essas sugestões possam ser efetivadas em qualquer dos níveis do IYA, inclusive o internacional. Ou seja, se a sua associação quiser contribuir com idéias, será extremamente bem-vinda ! Para isso sugerimos desde já que, após o cadastramento, sejam feitas reuniões entre os membros da sua entidade para "criação de idéias", anotando-se as propostas consensuadas pela associação e transmitindo-as ao CNAA. Elas serão com certeza aproveitadas nas fases posteriores. Para iniciar esse processo, recomendamos dois recursos que já podem ser usados de imediato:

(a) Consultar o Website mundial do IYA 2009, em primeiro lugar, para uma idéia geral do que será o evento:http://www.astronomy2009.org/

(b) Estamos disponibilizando desde já um "Plantão de atendimento" a dúvidas sobre a participação dos amadores brasileiros no IYA 2009, que será operado por uma equipe do CASP (São Paulo). Você poderá acessá-lo enviando um email ao endereço abaixo:

iya.br.amateur@gmail.com


Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo.

Também através desse email, estaremos recebendo com prazer quaisquer dúvidas ou questões que porventura possam existir sobre a presente mensagem.

Convidamos você e a sua associação a participarem ativamente desse evento inédito e único na astronomia internacional. E vamos todos trabalhar juntos para criarmos um Ano Internacional da Astronomia inesquecível para todo o Brasil!

Muito obrigado a todos !

COMITÊ NACIONAL PARA A ASTRONOMIA AMADORA - IYA 2009 BRASIL

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune